Publicação de um artigo técnico intitulado “Prevenção e controlo da Legionella em torres e condensadores com biocidas não-oxidantes” na edição de novembro/dezembro de 2024 da revista Industria e Ambiente.

Neste documento apresentamos as vantagens técnicas e conformidade legal da utilização de biocidas não-oxidantes em comparação com o cloro.

As condições de funcionamento de qualquer instalação que utilize água para o seu funcionamento podem proporcionar um ambiente adequado no qual os microrganismos podem crescer e multiplicar-se, uma vez que os nutrientes necessários estão geralmente disponíveis. A temperatura da água, as condições de pH, a concentração de nutrientes, a presença de oxigénio dissolvido, o dióxido de carbono e a luz solar, juntamente com grandes áreas de superfície, favorecem o crescimento de microrganismos como protozoários, algas, fungos e bactérias, incluindo a Legionella.

Este documento discute a legalidade da utilização dos produtos biocidas não oxidantes da Adiquimica, e as vantagens da utilização de biocidas oxidantes em oposição à utilização de cloro em torres e condensadores.

 

As conclusões do estudo são as seguintes:

  • Todos os produtos biocidas não oxidantes da Adiquimica são TP2 e TP11 e estão homologados pela DGS.
  • Os biocidas não oxidantes são a escolha ideal para o tratamento de torres de arrefecimento e condensadores evaporativos.
  • Para conceber um programa de manutenção para o controlo microbiológico, os biocidas devem ser selecionados para uma eficácia máxima a um custo mínimo, tendo em conta a qualidade da água, a metalurgia do sistema e as condições do processo.

 

Artigo completo

Blog

Noticias relacionadas