Caso de estudo: poupança de água e energia através da reutilização da corrente de descarga da torre de arrefecimento
Há algumas semanas, publicou-se o seguinte artigo técnico na revista INDUSTRIA QUÍMICA: SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA POUPANÇA DE ÁGUA E ENERGIA ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE PURGA DE TORRES DE ARREFECIMENTO
Este trabalho avalia o aumento de desempenho, as poupanças de água e energia, as reduções de custos operacionais e as reduções de emissões de CO22 que resultaram da utilização de um anti-incrustante biodegradável sem fósforo. Este produto especificamente concebido juntamente com um produto de limpeza que não contém EDTA ou fósforo na sua formulação, foram aplicados numa instalação de osmose inversa real que trata a água de descarga da torre de arrefecimento para a sua reutilização.
Antes da intervenção da ADIQUIMICA, a osmose inversa estava afetada por uma forte incrustação de biofilme e as membranas tinham de ser limpas frequentemente, causando uma diminuição drástica do desempenho. Além disso, a instalação estava a funcionar com uma taxa de conversão inferior à projetada. Isto ocorre devido ao elevado potencial de incrustação da água e à utilização de um agente anti-incrustante não específico e de largo espetro, formulado com fósforo orgânico.
O tratamento com um anti-incrustante específico e biodegradável, formulado a partir de uma mistura sinérgica de ingredientes ativos isentos de fósforo, e a utilização de um produto de limpeza amigo do ambiente, resultaram numa gestão sustentável da instalação de osmose inversa. Verificou-se igualmente o aumento do uso de água reutilizada, das poupanças no consumo de água e uma redução da descarga. Foram alcançadas poupanças de energia e redução das emissões de CO2 . Os custos associados à substituição da membrana, ao tempo de paragem da fábrica para limpeza e ao consumo de produtos químicos também foram reduzidos.